quinta-feira, 22 de julho de 2010

Tanque de Betesda ou casa da Misericórdia – João 5. 1-8

A Paz do Senhor!

O tanque de Betesda estava localizado na zona norte de Jerusalém, próximo á Porta das Ovelhas e possuía cinco pavilhões ou colunas, tinha uma metragem de 46 por 92 metros e sua finalidade era lavar as ovelhas que seriam sacrificadas no altar do Senhor.
Aleluia !
Neste local jazia grande multidão de enfermos: cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas.
Ali sempre acontecia algo sobrenatural, pois os enfermos aguardavam com grande esperança em certo tempo a decida de um anjo que agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
“E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.” Jo 5.5
A Bíblia não relata a sua idade mais nos indica o tempo que ele encontrava-se naquela condição, buscando uma benção de Deus através de uma oportunidade de tocar nas águas do tanque no momento que o anjo as agitava. Esta é uma condição típica de um ser humano esperançoso mais inoperante em atitudes. O homem estava no lugar certo para receber a benção, mas não era abençoado. Veja a situação de Moises em Êx 14.15,16.
14:15 Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
14:16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
Aleluias!
“O relógio da providência Divina não anda atrasado, nem adiantado. Deus sempre chega na hora certa.” O importante é estarmos sempre em Betesda ( a “Casa da Misericórdia” de Deus) que é a igreja do Senhor.
O homem esperava a sua oportunidade, muitos que ali estava pouco se importava com ele, pelo tempo que ali se encontrava, até já se tornaram seus conhecidos, mais não dava importância a sua necessidade. Talvez porque levavam os seus doentes e disputavam aquele espaço que pela multidão se tornava diminuto. E ali ele penava, chorava, pois queria uma oportunidade, gostaria muito de ser libertado, pois não andava, queria sua liberdade de ir e vir sem incomodar ninguém, seria aquele um momento único da sua vida que aquele homem pediria para alguém o carregar.
Aleluias!
"Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças,
subirão com asas como águias,
correrão e não se cansarão,
caminharão e não se fatigarão..."
Isaías 40:31.
Aleluias!
Mais ele estava percebendo, ele estava sentindo, ele já estava pelos olhos da Fé vendo seus dias de cativeiro chegar ao fim. Aquele não era mais um dia, não era mais um mês, não era mais um ano, mais era o momento.Alias, um grande momento que ele já mais haveria de esquecer. Era à hora,era sua coroação de vitoria.
Aleluias!
5:6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
5:7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
5:8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Aleluias!
Jesus teve um encontro com aquele homem.Jesus quer ter um enconto com cada um hoje, agora em Betesda (igreja).
Jesus pergunta: “Queres ser curados?”
Jesus sabia que aquele homem esperava a muito tempo pela cura, entretanto, Ele só pode ajudar alguém, se esse reconhecer que precisa da ajuda dele.
Gloria a DEUS!
Aleluia !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Bíblia

O Plano da Salvação